Sabemos que o Instagram é a terceira rede social mais utilizada pelos brasileiros, o que quer dizer que seus potenciais clientes, estão lá. É por isso que você precisa aprender os erros que você comete ao divulgar sua empresa no Instagram.
Mas não basta apenas ter um perfil comercial, afinal não existe somente você vendendo seu produto ou serviço nas redes, mais de 100 milhões de empresas vem buscando se destacar entre os demais.
E ainda temos um problema maior na hora de chamar a atenção das pessoas nas redes sociais: competimos por atenção!
Como assim? Por exemplo, você leitor, anota algum horário na agenda para acessar a sua própria rede social? Eu acho bem difícil, a não ser que você seja daquelas pessoas que cronometra cada fração de segundo da sua vida, e mesmo que seja, você representa menos de 1% da população.
A maioria que estão nas redes sociais, estão ao mesmo tempo almoçando, mandando e-mails, conversando com os amigos, indo do transporte para casa saindo ou entrando no trabalho, entre outros.
Em meio a tantas distrações, como cativar seu seguidor e fazer com que ele preste atenção em você o bastante para gerar uma venda?
O primeiro passo é deixar as informações de maneira clara, objetiva e acessível. Isso nos faz pensar na pergunta inicial: seu Instagram tem todas as informações que seus seguidores precisam?
Para começar essa análise, sugiro que abra o seu perfil do Instagram ao mesmo tempo que lê esse artigo, e se possível já vai fazendo as mudanças que julgar necessário.
O que você faz, ou o que você vende, está claro?
Essas informações precisam estar bem claras na sua BIO do Instagram. Mas como?
Um BIO clara e objetiva, deve responder a todas as perguntas abaixo:
- Ao abrir o seu Instagram as pessoas conseguem perceber com o que você trabalha?
- Consegue perceber qual região você atende?
- Se você possui uma loja, as pessoas conseguem te encontrar facilmente?
- Elas conseguem saber o endereço, horário de funcionamento e até mesmo como elas conseguem comprar de você?
Se você respondeu NÃO a alguma dessas perguntas, sinto lhe informar, esse pode ser o motivo de não dar retorno financeiro, baixa interação e até falta de seguidores.
Mantenha suas informações de contato ACESSÍVEIS
No Instagram estamos competindo por atenção, pode ser que a pessoa até tenha demonstrado algum interesse sobre o seus produtos ou serviço, porém não encontrar o que queria, ou não saber se você entregaria na região que ela mora ela pode simplesmente ter desistido.
Isso acontece principalmente quando suas informações de contato não estão clicáveis, ou causam desconfiança.
O ideal é você usar um link que agrupa outros links no seu perfil (veja o exemplo clicando na frase anterior), dessa maneira você consegue direcionar seus seguidores a vários pontos de contato, Whatsapp, Facebook, Seu portfólio e seu site.
Também evite colocar links enormes do WhatsApp no seu perfil, esses link ficam muito grandes e nada convidativo. Além disso, as pessoas são muito desconfiadas na internet, e outras não têm muita informação sobre a tecnologia, e ao ver links dessa forma podem desconfiar.
Pare de ficar colocando informações não clicáveis nos seus posts
Você é do tipo que fica colocando telefone, email e site na legenda dos seus posts?
Então é melhor parar. O ideal é fazer uma chamada:
- “Chame no direct”
- “Entre em contato no WhatsApp, link na bio”
A pessoa pode até estar interessada, mas se a informação não está fácil ela desiste!
Você pode até estar pensando: “mas por que ela não me mandou mensagem, se estava interessada?“ Infelizmente as pessoas são cada vez mais imediatistas, e você pode perceber por você mesmo.
Já aconteceu de olhar uma propaganda e se interessar por ela, e logo depois se entreter e acabar desistindo da compra por você ter se distraído ou por ter pensado melhor a respeito?
Isso não acontece só com você, mas com todos, por isso é tão importante ter as informações de maneira clara e rápida.
Além disso, por mais interesse que você tenha, você para e fica anotando cada número de telefone para entrar em contato? Ou fica ali anotando cada caractere para enviar um email?
É claro que não… Agora você já sabe quais erros você comete ao divulgar sua empresa no Instagram, e é por isso que é a hora de mudar.
Seja assertivo. Mantenha suas informações completas, claras e objetivas!
Se você sente que precisa de ajuda para deixar o seu perfil mais profissional e aumentar as suas vendas, entre em contato com a nossa equipe!
