Quando perguntamos as pessoas que passam por aqui, se elas conhecem o Funil de Vendas, a maioria responde que já ouviu falar, mas não sabe muito a respeito. E é por esse motivo que as pessoas erram tanto ao vender na internet.
Mas afinal de contas, o que é um funil de vendas?
De maneira simples, é um funil com etapas especificas antes de chegar a venda.
As pessoas já fazem isso naturalmente quando se trata de um comercio presencial. Mas na hora de responder na internet, é como se as pessoas esquecessem que existem etapas antes de chegar na venda. Mas vamos com calma, que para explicar esse assunto antes você precisa entender alguns conceitos de marketing.
Temperatura de tráfego
As pessoas tem 3 níveis de consciência ao comprar as coisas, ou decidir, ou se interessar pelo produto. Esses 3 níveis de consciência classificamos como Publico frio, morno, e quente.
Para exemplificar melhor, observe a imagem abaixo e perceba que já está em forma de “funil”

Agora ficou mais claro né? Mas onde entra o funil de vendas nessa historia?
Respeite as etapas
O que acontece se você oferecer seu produto para uma pessoa que ainda está fria? Muito provavelmente ela vai dizer não para você e seguir com a vida dela.
Porque isso acontece?
Porque você não deu nenhum motivo para ela comprar, não estabeleceu confiança, não mostrou os benefícios de adquirir o produto e por isso você foi rejeitado.
E muitas vezes mesmo que você de motivos ainda sim ela vai te rejeitar, porque no momento ela ainda faz parte de um publico frio.
Mas o que fazer de acordo com cada publico para que você realmente venda? Observe a imagem abaixo:

Percebe como as pessoas vão passando de uma etapa para outra? Isso é respeitar o processo.
Seja Paciente
Não adianta querer que as pessoas saiam do estado de publico frio e passem a ser publico quente no mesmo dia… É um processo e a depender do nicho isso pode ser mais rápido ou mais devagar.
Quanto menor o valor do produto mais rápido as pessoas convertem, quanto maior o valor mais demora é esse processo. É por isso que existe um outro fator que chamamos de fonte de tráfego.
Se você ainda não sabe o que é trafego e como isso pode ajudar o seu negócio leia esse artigo que preparamos para você CLIQUE AQUI.
A fonte de tráfego é o local de onde vem seus leads, ou seja, pessoas interessadas. Sua fonte pode ser o Google, onde as pessoas pesquisam, acessam seu site e entram em contato. Pode ser as redes sociais onde as pessoas te acompanham todos os dias.
Mas porque isso é importante?
Porque quanto maior o número de pessoas trafegando no seu negocio online, maior a chance de você vender todos os dias. Como assim?
Veja essa porcentagem:

Se você foca apenas nos 5% uma hora ou outra vai faltar clientes. Quando foca no publico frio, e em fazer o processo de conversão de maneira correta, você vai estar constantemente mandando pessoas para os outros estágios do funil, então não vai faltar clientes.
Lembre-se de respeitar o processo, focar onde tem mais pessoas, e não forçar a venda. O processo precisa acontecer sim de maneira estratégica, mas também deve ser natural.
Se você precisa de ajuda para montar o funil de vendas personalizado de acordo com o seu nicho, entre em contato conosco e saiba mais.