Se você bateu o olho no titulo do artigo e se perguntou, “como assim não faça seu Instagram de Catalogo?”, é porque provavelmente você faz isso.
E qual é o problema?
Vamos considerar nesse artigo os dois lados da história, já que o Instagram tem uma função de catalogo onde você pode cadastrar seus produtos.
O que é um catalogo?
Já viu aqueles panfletos de supermercado, ou as revistas com produtos de beleza?
Note que não há muitas informações, é apenas preço e produto repetido diversas vezes. Mas porque esses catálogos funcionam?
Bem eles funcionam porque são direcionados a pessoas que realmente tem interesse em comprar. A pessoa olha apenas para escolher o produto. É um publico interessado, pronto para abrir a carteira.
Porque não funciona no Instagram?
O Instagram não é um espaço para vendas, é um espaço para as pessoas matarem o tempo. Um exemplo é sobre os panfletos, já viu esse pessoal entregando panfletinhos na rua?
O que acontece é que as pessoas ali não estão interessadas no serviço, então quando você entrega o panfleto, a pessoa dá cinco passos e joga fora. Pouquíssimas pessoa guardam o papel para realmente adquirir o serviço.
Então é basicamente isso que acontece. As pessoas estão circulando nas ruas do Instagram, e você fica com seu catalogo no feed, stories, rells e vídeos entregando esse panfleto digitas as pessoas. O que acontece?
Elas ignoram, e quem não ignora é como se pegasse o panfleto digital, e jogasse fora – pulasse o seu vídeo ou foto.
O que fazer então?
O Instagram é um ambiente diferente, então você precisa adaptar a forma como você oferece seus serviços. Não adianta só postar foto e preço, você precisa dar motivos para que as pessoas comprem de você.
Faça postagens que falem sobre:
- O que é o seu produto ou serviço?
- Porque as pessoas devem comprar?
- Que diferença faz no dia a dia?
- Qual a transformação que seu produto causa?
- Quais as vantagens de comprar com você e não com o concorrente?
- Como aumentar a vida útil do produto ou serviço?
- Quais as orientações a precisa saber antes de contratar o serviço ou comprar o produto?
Faça postagens baseadas nesses tópicos, e então você terá pessoas interessadas em saber quais as opções do seu produto ou serviço, e quais valores.
Mas e o catalogo do Instagram?
O catalogo do Instagram é aquelas sacolinhas, quando você clica na foto e aparece o preço do produto e o link de compra, já viu?
Se não viu, ela fica assim:


Esse catalogo é diferente, porque ele é vinculado a sua loja online, ou seja, você precisa ter um Ecommerce, e cadastrar os produtos no Facebook para que eles apareçam no Instagram. Essa opção é interessante para expor os seus produtos e deixar acessível aos seguidores.
Mas mesmo que você utilize esse recurso o seu Perfil não deve se limitar somente a produtos. Use as mesmas pautas acima para criar conteúdo bom o bastante para que as pessoas não somente comprem, mas acompanhem a sua marca.
Esperamos que depois da leitura desse artigo, você tenha captado o recado: Não use o seu Instagram de catalogo!
Precisa de ajuda para desenvolver pautas na sua rede social? Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato.