Hoje a criação de conteúdo é mais importante do que nunca, afinal vivemos na era da informação e as pessoas buscam conteúdo o tempo inteiro e é por isso que o seu negócio não pode ficar sem criar conteúdo. Além disso, as pessoas acabam optando por negócios e empresas que oferecem primeiro o conteúdo que elas querem – esse é o primeiro passo para a venda. Em outras palavras, você pode estar perdendo vendas por não criar conteúdo para suas redes sociais.
Nesse artigo vamos falar sobre as 4 etapas da criação de conteúdo, e como você pode aplicar em seu negócio. Se você possui muita dificuldade em buscar ideias e costuma sempre copiar o que outras pessoas fazem, primeiramente confira nosso artigo que explica onde você pode buscar ideias e porque se preocupar com os direitos autorais >> CLIQUE AQUI.
Planejamento
Você já definiu o objetivo de cada conteúdo feito? Um erro grave que muitas pessoas cometem é planejar apenas o que vai postar sem ser perguntar o motivo de estar postando tal conteúdo.
Em suma, para que o conteúdo seja realmente bem planejado, é necessário responder as seguintes perguntas abaixo:
- Onde esse conteúdo se encaixa dentro das etapas 4 etapas das redes sociais?
- Para qual avatar/persona esse conteúdo é direcionado?
- Qual o público alvo que será impactado por esse conteúdo?
- Para qual público você está direcionando esse conteúdo? Frio, morno, ou quente?
- Qual a transformação proposta pelo conteúdo criado?
Deixe as respostas a essas perguntas anotadas em um arquivo, e sempre que você falar sobre aquele tema, já vai ter a base. E sim, é para responder as perguntas para cada tema ou produto/categoria que você oferece.
Etapa 1 – Escuta
Tudo começa ouvindo as pessoas, para entender quem são os seus clientes. O que eles querem? O que desejam? Quais são as dúvidas desses potenciais clientes? Sobre o que eles falam aqui?
A criação de conteúdo nessa fase deve ser planejado para obter mais informações sobre os seguidores:
- O que você quer saber sobre esse assunto?
- Quais as suas dúvidas sobre….
- O @cliente responde…
O objetivo dessa fase é apenas ouvir o que os seguidores, leads, e clientes têm a dizer nas redes sociais.
Etapa 2 – Peça
O segundo passo se trata de um sistema de ‘ permuta’. Depois de ouvir e entender o que as pessoas querem, é a hora de estabelecer a troca. Você oferece informações e posteriormente você pede para que elas façam algo por você, por exemplo.
É aqui que o conteúdo tem mais poder, por saber que o objetivo é influenciar nossos seguidores a fazer o que queremos que eles façam. Definitivamente é por isso que é ainda mais importante traçar objetivos, ou seja, caminhos que chegam a algum lugar. Alguns deles podem ser:
- Trazer mais seguidores para a página
- Fazer os seguidores comentaram em uma publicação
- Fazer os seguidores entregarem seu número de contato
- Fazer os seguidores falarem algo positivo sobre a marca
Cabe a você identificar quais os pontos defeituosos na sua rede. Qual a necessidade da rede social? Mais engajamento? Leads? Seguidores?
O conteúdo aqui precisa ser altamente de valor para influenciar de verdade alguém. Somente um conteúdo que promove verdadeira transformação é capaz de influenciar pessoas em massa.
Etapa 3 – Parcerias
Quem são as pessoas mais influentes dentro do SEU NICHO, e como você pode ser mencionado por essas pessoas?
Nessa etapa, o melhor a fazer é procurar influentes onde a concorrência é bem menor e a chance de exposição é maior.
Para exemplificar:
Um Banco está se lançando no Brasil, e precisa fazer parcerias para ter maior exposição nas redes sociais. Procurar um influenciador muito concorrido, seria como pedir uma reportagem da rede globo sobre o lançamento do banco.
O alcance seria altíssimo, por ser tratar de uma repórter da Globo, conforme explicado acima. No entanto a relevância seria baixa visto que alí estavam pessoas de todo o tipo, interessadas ou não em abrir um banco. Ou seja, embora estava sendo anunciadas para muitas pessoas, nem todas elas teriam interesse no banco.
Mas vamos analisar outro exemplo, o banco busca influentes de alcance menor,ou seja, pessoas que não são tão famosas assim, mas que sejam pessoas mais voltadas para investimentos, as chances de ser mencionado nas redes sociais por outras pessoas é maior. Da mesma forma, recorrer a negócios que usam o seu sistema para ser mais divulgado na internet, ou até mesmo mídias de notícias locais. .
Nesses casos citados acima, embora o alcance é menor, por se tratar de anunciar para menos pessoas. A exposição será maior, ou seja, serão pessoas mais interessadas em seus produtos/serviços por se tratar de pessoa que se interessam pelo seu nicho. Essa estratégia será maior ao ser ultilizada por diversos influenciadores do seu nicho.
Definitivamente, quando se trata de parcerias, é necessário analisar bem para que seja assertivo para a sua conta.
Etapa 4 – Venda
Esse é o estágio mais divertido, é onde a magia realmente acontece. É aqui que chegamos nos objetivos finais de todo o trabalho nas redes sociais: Geração de Leads!
A criação de conteúdo deve ser altamente qualificada nesse estágio, pois uma oferta ruim não gera leads. Mas, para chegar até essa etapa é necessário relembrar os pontos abaixo
O criador de conteúdo precisa ter em mente:
- O que os seguidores já disseram sobre o assunto (Etapa 1)
- O que os seguidores fizeram ao ser influenciados (Etapa 2)
- Já tem alguma mídia fazendo networking com o cliente? (Etapa 3)
Com base nos estágios anteriores, o criador de conteúdo deve criar ofertas e argumentos para gerar leads – pessoas interessadas – e a partir dai, é só converter o lead em venda.
Esse conteúdo pode envolver um cupom de desconto, inscrições para um curso, postagens do tipo “eu quero”, stories mais envolventes com mensagens propostas para quem visualizou o conteúdo, etc.
Agora que você já sabe quais são as 4 etapas conforme te explicamos acima, portanto é só criar seu conteúdo de acordo com cada uma delas, lembrando que você deve fazer isso numa sequencia lógica. Ou seja, é necessário seguir os passos respectivamente e de forma continua. Não adianta fazer a etapa 1 e só um tempo depois, cerca de 3 meses ir para etapa 2. Portanto processo tem que ser continuo!
Precisa de ajuda pra criar conteúdo? Preencha o formulário e entraremos em contato.