O pior pesadelo de qualquer pessoa que usa uma rede social é quando a pessoa pensa “minha conta foi hackeada”.
Quando isso acontece as pessoas entram em desespero, ainda mais se a conta tiver muitos seguidores, ou muitos clientes. Não é fácil crescer nas redes, mas é fácil perder todo esse esforço devido a pessoas mal intencionadas.
O que fazer quando isso acontece? O primeiro passo a ser tomado, vai depender do tipo de conta que você tem.
Nesse artigo vamos analisar algumas situações em que as contas são hackeadas e o que fazer em cada situação.
Contas pessoais do Facebook ou Instagram
Geralmente essas contas são invadidas por pessoas que aplicam golpes a amigos e conhecidos afim de ganhar dinheiro.
Você pode ter poucos seguidores não importa, eles começam a postar fotos de produtos com mensagens do tipo “estou de mudança e preciso me desfazer de algumas coisas, então estou vendendo…”, e ai são fotos de produtos, móveis e outros a preço de banana.
Muitas pessoas fazem a transferência e perdem dinheiro. Então o primeiro passo é avisar seus familiares e amigos que a sua conta foi invadida e que você não está vendendo nada e nem pedindo dinheiro.
Peça para que seus amigos também repassem o recado, e que todos denunciem a conta. Melhor perder a conta do que saber que seus amigos foram prejudicados.
E se você recuperar a sua conta, ou criar uma nova, não esqueça de ativar a autenticação de 2 fatores para evitar invasões.
Contas Comerciais do Facebook ou Instagram
Contas comerciais são o maior alvo dos golpistas, afinal nessas contas já são feitas transações comerciais o tempo todo.
Mas uma maneira de proteger seus clientes é sempre direcionar as transações comerciais para fora das redes sociais.
Os links de pagamento asseguram os dois lados. E orientar seus clientes quanto a isso também evita que eles caiam em golpes se a conta foi invadida.
Mas e se isso acontecer? Avise o máximo de clientes o possível, entre em contato com o suporte do Instagram avisando o que aconteceu, e em alguns casos você consegue a sua conta de volta.
Pode ser que as pessoas que invadiram, peçam dinheiro em troca do acesso a conta. Nesses casos não envie dinheiro, já que não é garantia alguma, e faça um boletim de ocorrência sinalizando a situação.
E se você recuperar a sua conta, ou criar uma nova, não esqueça de ativar a autenticação de 2 fatores para evitar invasões.
Outras contas
As vezes essas invasões são feitas em contas de anúncios, seja do Facebook, Google ou outras. E nesses casos, ou outras invasões o ideal é sempre contatar o suporte, eles vão orientar o que fazer em cada caso e como você pode evitar prejuízos.
Agora que você já sabe o que fazer durante o pesadelo de: “minha conta foi hackeada”… A melhor solução é a prevenção.
Por isso ative a autenticação de 2 fatores em todas as suas contas! Mantenha as suas contas seguras.